Sarandeiros apresenta o espetáculo Quebranto

O espetáculo Quebranto, do Grupo Sarandeiros,  grupo de dança folclórica,  inspirou-se no universo dos orixás. As histórias sobre os reis e rainhas africanos que se tornaram orixás (ori significa cabeça e ixá, guardião) são as bases para compreensão das coreografias, que têm assinatura de Gustavo Côrtes.

Utilizando pela primeira vez técnicas da dança contemporânea, aliada à experiência de 29 anos na performance baseada na cultura folclórica brasileira, o grupo surpreende por tratar de assunto polêmico com refinamento e pesquisa cuidadosa das lendas e dos movimentos específicos para cada orixá. A dança espelhada se quebra em dezenas de movimentos, cores e músicas (a trilha sonora é Tatá Sympa e Matusalém Vieira). 

Com 29 anos de existência, o Sarandeiros é um dos grupos mais atuantes na divulgação da cultura nacional com diversas turnês internacionais e premiações em vários países. Nesta nova montagem, o grupo mineiro procura quebrar preconceitos sobre as divindades africanas cultuadas no Brasil, retirando das lendas pesquisadas da narrativa oral, o argumento para realização do espetáculo. Depois de dois anos de pesquisas históricas, de movimentos e entrevistas com pessoas ligadas à área, com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais, o mais novo espetáculo do grupo nasceu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s