Do morro ao Asfalto

O projeto Do Morro ao Asfalto tem dois anos de existência e tem a proposta de levar o samba belo-horizontino de volta pra casa, trazendo o público da região central – do asfalto – para subir o morro e sambar, mapeando e dialogando com os sambistas da periferia de BH.

Idealizado por Dudu Nicácio, artista e militante do samba mineiro, um dos responsáveis pela valorização do samba no estado, por meio da realização de projetos como: Samba do Compositor, Do Morro ao Asfalto e Samba da Madrugada.

O projeto orgulha-se por ter contribuído na revitalização de algumas rodas nas favelas da cidade, como a da Escola Israel Pinheiro no Alto Vera Cruz, sempre valorizando os personagens musicais de cada região, defendendo o samba como patrimônio da cidade e do estado de Minas Gerais.

SAMBA E CIDADANIA

Desde a primeira edição do projeto, as rodas de samba agregam iniciativas de inclusão e ampliação do acesso a direitos das populações de cada região. Na edição 2009, a ação fez um mutirão da cidadania voltado, principalmente, para a asseguração dos direitos e a orientação jurídica dos indivíduos. Contando com a presença das seguintes instituições: Defensorias Públicas do Estado e da União, os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho e o Programa Pólos de Cidadania, tirando dúvidas sobre os direitos dos cidadãos e prestando o encaminhamento da população às instâncias adequadas, quando necessário.

A roda de samba na Serra, comandada pelo Dois do Samba contou com a participação de vários sambistas convidados, como: Dona Lúcia, Juliana Perdigão, Silvestre e Dé Lucas.

Eventos:

10/10 – Acaba Mundo
17/10 – Morro das Pedras
24/10 – Alto Vera Cruz
31/10 – Serra
07/11 – Barragem Santa Lúcia ( Participações de Dois do Samba + Mestre Conga + Rodrigo Torino + Dona Jandira + Domingos do Cavaco)

Veja o vídeo abaixo e algumas fotos do evento da Serra do dia 31 de outubro ao lado no Flickr.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s