Ilê Ayiê é Minas Gerais em 2011

O Ilê Ayiê, o mais Belo dos Belos, completou 37 anos de existência, o Bloco Afro da Bahia iniciou sua história em 1º de novembro de 1974, no Curuzu-Liberdade. Em 2011 o Ilê Aiyê homenageia Minas Gerais no Carnaval com o tema MINAS GERAIS – Símbolo de Resistência Negra.

É um pouco desta história do Brasil que não vemos nos livros didáticos que o Ilê Aiyê traz para as ruas no carnaval de 2011. Esperamos muito que este tema contribua para que o povo brasileiro possa conhecer ainda mais a história de luta, resistência e o legado que os afro-brasileiros deixou para a cultura nacional.

A riqueza plástica e sonora do Ilê Aiyê retoma todas as formas expressadas na evolução dos movimentos de renascimento negro-africano, negro-americano ou afro-americano, as decodifica para o contexto específico da realidade baiana, sem perder de vista a relação de identificação entre todos “os negros que se querem negros” em qualquer parte do mundo, ressaltando sempre o caráter comum da origem ancestral, de um passado comum que nos irmana.

Com 3 mil associados, o Ilê Aiyê é hoje um patrimônio da cultura baiana, um marco no processo de reafricanização do Carnaval da Bahia.

Veja as fotos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s