Velha Guarda da Portela e Zé da Guiomar

Eu tenho um profundo respeito e admiração pela velha guarda de escolas de samba. Tive a oportunidade de assistir ao show da Velha Guarda da Portela e Zé da Guiomar no Lapamultshow.

Assista aos vídeos abaixo e veja as fotos.

Saiba mais sobre a Velha Guarda da Portela

Formada por antigos integrantes da escola de samba Portela (fundada em 1923), a Velha Guarda estreou em disco em 1970, com “Portela Passado de Glória”, produzido por Paulinho da Viola. O conjunto original da Velha Guarda era composto entre outros por Alberto Lonato, Francisco Santana, Manacéa, Alvaiade. Com o sucesso do disco, o grupo passou a apresentar em shows, um precioso roteiro de antigos sambas de grandes sambistas, valorizando assim o celeiro musical do Bairro de Oswaldo Cruz que de outra forma estariam esquecidos.

A formação do grupo varia, principalmente porque muitos integrantes são idosos. Afinal, segundo o compositor Monarco, para ingressar na Velha Guarda é preciso “ter passado”.

Os shows da Velha Guarda também contam com as participações especiais de Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Marisa Monte, atualmente uma das maiores divulgadoras do trabalho do grupo.

Em 2000, Marisa Monte produziu o CD “Tudo Azul”, que contém “Portela Desde que Eu Nasci” (Monarco), “Vai Saudade” (Candeia/ Davi do Pandeiro), “Corri pra Ver” (Chico Santana/ Monarco/ Casquinha) e outras. A atual formação conta com 11 componentes:entre eles Monarco, Davi do Pandeiro, Guaracy 7 Cordas, Serginho Procópio, Marquinhos, Timbira e as pastoras, Áurea Maria, Surica, e Neide Sant’ana, com 1 músico convidado.

Em 2003, a Velha Guarda da Portela se apresentou ao lado de Paulinho da Viola, em Brasília, a convite do Presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, dentro do Projeto Fome Zero, com o patrocínio da BrasilTelecom. Nesse mesmo ano, o Compositor Monarco, voltou a Brasília, para ser condecorada pelo Presidente, por Mérito Cultural.

Em 2000, a convite do Governo Francês, a Velha Guarda da Portela encerrou o Festival Latitudes Brasil, no Parc la Villette, Paris, ao lado de Paulinho da Viola e Dona Ivone Lara.

Em 2005 Fez 03 apresentações na França, em abril no Festival Banlieues Bleues – Paris, em junho no Festival Rio Loco – Toulouse, e no Tribunal de Honra do Senado – Féte de la Music – Paris, para o Ano do Brasil na França.

Em agosto de 2008 foi lançado O Mistério do Samba. Produzido por Marisa Monte e Conspiração Filmes, Com direção de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, O Mistério do Samba é um documentário que retrata a história e o cotidiano dos integrantes da Velha Guarda da Portela – tradicional grupo de veteranos sambistas da escola de samba que detém o maior número de títulos no carnaval do Rio de Janeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s